Listen

Description

Numa crise econômica e política, os mais vulneráveis são os que mais sofrem os impactos negativos. Entre esses grupos estão as mulheres. Elas, tendo desde o início do capitalismo o seu destino marcado por papeis sociais específicos atribuídos com base no próprio sexo, estão lidando hoje com diversas questões. Algumas mulheres estão na residência sofrendo com a sobrecarga. Outras, por sua vez, não foram dispensadas, correndo o risco de pegar o novo coronavírus para continuar seu trabalho como empregada doméstica - como é o caso de um dos relatos que coletamos. Ainda há aquelas que são autônomas e, em meio a pandemia, estão sem rendas. Muitas estão sofrendo violência doméstica que acontecem majoritariamente dentro de casa - em São Paulo o número dobrou, segundo o Ministério Público (não tínhamos conhecimento quando o podcast foi gravado). 

Os dados para tudo isso não aparecem agora, será necessário anos para estudos ficarem prontos. Porém, neste cenário, conseguimos visualizar ainda mais os problemas sociais que estamos expostos.  

No segundo episódio do nosso podcast, refletimos sobre esses temas e trouxemos relatos reais de mulheres que estão passando por tudo isso. Acreditamos que agora é o momento de pensarmos sobre o futuro que queremos construir. A reflexão é o primeiro passo. 

A gente indicou nesse podcast:  

@coronacapitalismo

Livros recomendados durante a quarentena:

Links para atendimentos psicológicos online:

Instituições mencionadas para ajudar:

Padre Júlio Lancelloti 

Ajuda em dinheiro: 

Conta corrente Bradesco

Ag: 0124 - C.C 053148 - 0

CNPJ: 63.089.825.0001/44 

Para ajuda com produtos:

Pontos de entrega devem ser na Casa de Oração do povo da Rua Djalma Dutra, 03, Luz - CEP 01103-010 

Rall Santiago, do Coletivo Papo Reto: 

Banco Santander:

Ag: 0925 C.C: 13001139-8

Associação Coletivo Papo Reto 

CNPJ: 33.517.057/001-11

#SobrevivendoAoCoronaVírus:

Banco do Brasil:

Ag: 0433 -2 C.C: 59883-6

Rafael dos Santos Monteiro

CPF: 037.456.923-14

Nos siga nas nossas redes sociais, Clube do Livro Feminista no Instagram e no Facebook.

covid-19, coronavírus, coronavirus, pandemia, economia, feminismo, literatura, clube do livro feminista, maternidade, mulheres, saúde mental, isolamento social, quarentena, livros