Listen

Description

Localizado na quinta avenida, em Manhattan, Nova Iorque, está na frente do Central Park.

Construído em um terreno de esquina, foi projetado por Frank em meados dos anos 40 e aberto ao público somente em 1959, meses após sua morte.

Ao contrário da rigosa malha de edifícios da ilha, o volume do museu se assemelha muito mais a um cilindro branco com aproximadamente 30 metros de altura.

A principal característica do museu é a presença de uma rampa em espiral de quase meio km de comprimento, que permite aos usuários percorrer suavemente o museu.

As salas de exposições se localizam justamente ao longo desta rampa, que acaba estabelecendo uma caminho bem definido para guiar o passeio.

Há um enorme átrio central ao redor do qual a rampa se desenvolve. Isso permite uma conexão visual entre os visitantes e dá vida ao edifício.

Ao finalizar o passeio, os visitantes poderiam descer utilizando tanto o elevador quanto a escada.

Por terem as paredes redondas, as salas de exposição foram criticadas por artistas que não conseguiam expor suas obras da maneira com que gostariam.

Em 1992, foi construído um anexo ao museu projetado por Gwathmey Siegel and Associates Architects. Trata-se de um volume prismático discreto e com 10 pavimentos.

Ele foi baseado em croquis originais de Frank, sendo um anexo discreto e revestido em pedra escura, servindo quase como uma espécie de plano de fundo para destacar o volume original.