Listen

Description

Desenho a mão X Desenho no computador

No passado, tanto croquis de concepção quanto desenhos de apresentação eram feitos à mão, na prancheta.

Hoje em dia, tanto a concepção quanto, principalmente, os desenhos de apresentação são feitos no computador.

A concepção por computador abriu a possibilidade de projetos paramétricos, de menos gasto de tempo, papel e materiais, bem como a exploração de um maior número de alternativas. Isso tudo sem excluir a possibilidade de se fazer croquis a mão quando necessário.

Arquiteto Gênio X Trabalho em equipe

No passado, arquitetos tinham uma aura de gênios criativos, capazes de resolver um projeto em alguns minutos com um croqui no guardanapo.

Atualmente, os mais importantes escritórios de arquitetura contam com uma abordagem de trabalho extremamente colaborativa, onde até mesmo estagiários podem propor ideias e discuti-las.

A colaboração permite que uma gama maior e mais rica de qualidade de soluções possa ser explorada em um único projeto, aumentando as chances dele ser de maior qualidade também.

Dificuldade no acesso à informação X Facilidade no acesso à informação

Pesquisar referências, entender o estado de arte, quais eram as melhores práticas e o que deveria ser evitado em determinado projeto era muito difícil no passado, com a ausência da internet.

Atualmente a informação circula de forma livre e abundante. Com alguns cliques um arquiteto pode buscar uma referência de projeto vanguardista e adotar estas boas práticas em suas próprias propostas.

O resultado é a possibilidade de se projetar o que há de melhor em termos de soluções arquitetônicas. Uma consequência negativa, no entanto, é a pasteurização e replicação sem crítica de soluções arquitetônicas feitas para contextos diferentes.