Realizado no Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos, em Uberaba-MG
Resumo:
Marcelo Moura, tradicional criador de Nelore e um apaixonado pelo Cavalo Crioulo, discute os desafios e conquistas de estabelecer a presença da raça na ExpoZebu, em Uberaba, considerada o maior palco das raças zebuínas do Brasil. Moura, que ajudou a fundar o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Minas Gerais, hoje Núcleo Sem Fronteiras, destaca a importância de aproveitar o espaço dentro do Parque Fernando Costa para promoções, parcerias e eventos contínuos, no sentido de apoiar e crescer a comunidade crioulista em uma tradicional região de pecuária. Ele enfatiza o valor de manter relacionamentos fortes entre criadores de diferentes regiões para aumentar a presença e o sucesso da raça em todo o Brasil.
Destaques:
- 🐎 Presença Crioula: Cavalos Crioulos consolidados na ExpoZebu, em meio à forte concorrência de bovinos e outras raças de cavalos.
- 🛠️ Esforços Contínuos: Esforços contínuos para utilizar e promover o espaço do cavalo Crioulo em diversos eventos ao longo do ano.
- 👥 Construção de Comunidade: Importância de relacionamentos fortes e apoio entre criadores de cavalos Crioulos para sustentar e desenvolver a raça.
- 🇧🇷 Integração Regional: Enfatiza a necessidade de estreitamento de laços entre criadores do Sul e de outras regiões do Brasil.
- 💡 Valor Econômico: Destaca os benefícios financeiros e os baixos custos de manutenção da criação de cavalos Crioulos, tornando-a viável para pequenos e médios criadores.