Listen

Description

Internacionalmente, o dia 25 de julho comemora o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. No Brasil, a data é reservada para Tereza de Benguela, importante figura na história do país, que esteve à frente do Quilombo do Quariterê no período da escravização e hoje é um símbolo de resistência. Mas apesar das datas que saúdam a negritude feminina, a realidade se mostra diferente quando olhamos para a sociedade atual: a mulher negra está entre os grupos mais inferiorizados no país.

Para falar sobre os desafios que essas mulheres enfrentam, principalmente no mercado de trabalho, e que tem relações com a estrutura racista na qual o Brasil é alicerçado, convidamos Camilla Nganga, professora da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Coordenadora de pesquisa do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UFU) para conversar sobre a lideranças negras femininas.

Apresentação, roteiro e entrevista: Giovanna Abelha e Naiara Ashaia

Entrevistada: Camilla Nganga

Arte: Viviane Aiko

Edição de áudio: Márcio Gamma

Supervisão: Diélen Borges e Naiara Ashaia

O podcast “Ciência ao Pé do Ouvido” é produzido pela Divisão de Divulgação Científica, da Diretoria de Comunicação Social (Dirco) da UFU.

As redes sociais do Ciência ao Pé do Ouvido são o Twitter (@aopedoouvidopod), e o TikTok (@cienciaaopedoouvido). Também siga no Instagram (@ufu_oficial) para ficar por dentro das novidades!

Manda áudio para a gente! Por meio do número de telefone (34) 9966-2021, sua voz pode chegar ao pé dos nossos ouvidos nos próximos episódios!