Listen

Description

Todos nós temos uma relação pessoal, geralmente carinhosa, com a natureza. Seja na nossa experiência de vida, às vezes com uma fazenda ou sítio na infância, ou às vezes com uma saudável prática de viajar "para o campo" de vez em quando.  

Um estudo recente fez uma meta-análise de estudos anteriores, comparando as consequências do "green time" (tempo verde, ou seja, tempo gasto na natureza) com o "screen time" (tempo de tela, ou seja, tempo exposto a mídia digital).  

As conclusões corroboram com muito do que já foi dito aqui no canal, sobre os danos causados pela mídia digital à saúde mental, especialmente nas pessoas mais jovens.  

Outro estudo analisa o efeito do isolamento em crianças diagnosticadas com TDAH durante a pandemia na França.  E surpreendentemente, a falta da pressão escolar compensou o dano do isolamento em casa, mas apenas quando a criança tinha acesso a um espaço verde como um quintal ou jardim.  

Entre outros exemplos, o estudo conclui que a proximidade do ser humano com a natureza é FUNDAMENTAL para a saúde mental.  Espero que esse vídeo ajuste a ilustrar a importância dessa relação, e algumas pequenas soluções que podem contribuir para revertermos esse distanciamento em relação à natureza, que é tão comum no desenvolver das nossas cidades pouco planejadas.  

Um abraço para vocês, e até o próximo vídeo!  

--  

Produzido orgulhosamente pela @diadoarauto 

Edição e captação: Alexandre Faria 

Conteúdo: José Belizário  

Todo o conteúdo desse canal é de caráter meramente informativo, e não deve ser utilizado de maneira alguma para auto-diagnósticos. Se você desconfia que possui qualquer necessidade de auxílio psicológico ou psiquiátrico, procure um profissional qualificado. Saúde mental é coisa séria!