Listen

Description

O 8º episódio do Maconhômetro repercute dois temas que se destacaram nas notícias canábicas do mês de julho de 2020 no Brasil e no mundo: A primeira parte trata da questão da cannabis no esporte no Brasil e no mundo e a segunda trata do momento da judicialização da cannabis medicinal no Brasil. 

Quanto ao esporte, diversas notícias sobre o tema circularam na imprensa brasileira nos últimos meses. Tratam desde o aumento do uso de CBD entre atletas para o alívio de dores e recuperação pós-estresse até instituições esportivas mudando seus regulamentos em relação à cannabis.

A maconha é a segunda substância mais usada socialmente por atletas, ficando atrás do álcool e na frente do tabaco, e há controvérsias sobre se ela melhora ou piora o rendimento esportivo e afeta diretamente o desempenho em competições, se deve ser considerada doping ou não. Atletas e ex-atletas cada vez mais se posicionam publicamente a favor de mudanças nas regulações esportivas e também sociais em relação à planta.

Essas e outras questões são debatidas pelo nosso time contando com as participações do lutador profissional de MMA Thiago Jambo,  do nutricionista e triatleta Jonathan Merlo e das médicas prescritoras de cannabis medicinal Paula Dall'Stella e Janaína Barboza. 

Na segunda parte, tratamos sobre o aumento considerável de ações na justiça com decisões favoráveis ao cultivo de cannabis para fins medicinais, com destaque para a importante conquista da Apepi, associação de pacientes do Rio de Janeiro, que obteve em julho permissão legal para cultivar e produzir remédios de cannabis para seus associados. Em contrapartida, a associação potiguar Reconstruir Cannabis teve na mesma semana sua ação na justiça, pleiteando o mesmo direito, negada. Participam do debate o advogado da Apepi Ladislau Porto e o presidente da Reconstruir Felipe Farias.

Confira!  Todas as informações sobre o podcast Maconhômetro você encontra em http://cannabismonitor.com.br/maconhometro/

Para contribuir com a manutenção desse podcast e as outras produções do Cannabis Monitor, acesse nossa campanha no Apoia-se: http://apoia.se/cannabismonitor