Listen

Description

Neste episódio do ObservaRio, a coordenadora do movimento Rio de Impacto, Geiza Rocha, e a economista e diretora do Observatório dos Negócios de Impacto Social e Ambiental, Inessa Salomão, abordam a questão dos refugiados e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, destacando iniciativas de negócios de impacto no Rio de Janeiro que promovem a inclusão e capacitação profissional dessa população, contribuindo para a redução das desigualdades e a diversidade no mercado de trabalho.

Os refugiados são afetados por eventos extremos e conflitos como guerras. O Número de refugiados no Brasil é pequeno em comparação com a população total. Mas há necessidade de melhorias e preparo das sociedades para lidar com a questão dos refugiados a nível global. As empresas de impacto estão trabalhando para integrar refugiados na sociedade produtiva do Rio de Janeiro, reduzindo desigualdades e criando oportunidades de renda e impacto social e ambiental.

A população de refugiados inclui adultos, crianças, mulheres e homens com diversas formações e idiomas. Existem empresas que estão oferecendo treinamento e oportunidades de emprego para refugiados.

No quadro Palavra do Empreendedor, Bruna Amaral, CEO a Toti Diversidade, apresenta sua empresa. A Toti começou como um projeto dentro de uma estrutura do CEFET Rio chamada Enactus. Eles trabalham com análise de sistemas, dados e programação para capacitar refugiados a se inserirem no mercado de trabalho.

Gostou do podcast? Se você é empreendedor ou faz parte de uma dinamizadores e quer se juntar ao Observatório NIS, acesse: www.rioimpacto.com.br/observatorio e inscreva-se. Venha fazer parte desse ecossistema crescente e fazer prosperar novos negócios de impacto!