Neste episódio do ObservaRio, a coordenadora do movimento Rio de Impacto, Geiza Rocha, entrevista Carla Panisset, gerente de empreendedorismo social do Sebrae-RJ, que aborda o contexto global e os desafios e oportunidades para negócios de impacto social e ambiental no Brasil, destacando a coexistência de soluções inovadoras com problemas de distribuição e desigualdade.
Carla destaca a complexidade e as oportunidades tecnológicas do mundo atual. Ela menciona a existência de soluções para problemas como doenças e água suja, mas ressalta os desafios de distribuição. Aponta o cenário desafiador em relação às mudanças climáticas, pobreza e desigualdade. E destaca a coexistência de soluções inovadoras com problemas como fome, falta de saneamento básico e desemprego. O cenário ideal para iniciativas de impacto e negócios surgirem é quando desafios se tornam oportunidades de mercado. Desafios se transformam em oportunidades de mercado, atraindo gerações interessadas em resolvê-los. Negócios de impacto buscam gerar impacto positivo enquanto vendem produtos ou serviços.
Exemplos incluem marcas de roupas que empregam mulheres em sistema penal, onde mais vendas significam mais oportunidades para essas mulheres. A sustentabilidade de um negócio de impacto depende de encontrar clientes que comprem a ideia e o impacto socioambiental.
No quadro Palavra do Empreendedor, Gilmar Bueno apresenta sua empresa, a Única Instância, que foi criada para ajudar pessoas de baixa renda a terem acesso à assistência jurídica. A plataforma da empresa oferece soluções fáceis e intuitivas para problemas de Direito do Consumidor. O objetivo é antecipar soluções legais para que as pessoas não precisem esperar pelo sistema judiciário.
Gostou do podcast? Se você é empreendedor ou faz parte de uma dinamizadores e quer se juntar ao Observatório NIS, acesse: www.rioimpacto.com.br/observatorio e inscreva-se. Venha fazer parte desse ecossistema crescente e fazer prosperar novos negócios de impacto!