“Dar anos à vida e dar vida aos anos”. Paulo Machado carateriza esta expressão como uma espécie de cliché político vertido para as políticas sociais dirigidas à geração idosa.
Por um lado, temos mais anos para viver. Por outro, levanta-se a questão de como se vivem estes novos anos? Como estamos a trabalhar a qualidade de vida dos idosos, mais especificamente em Lisboa? Como lidamos com o envelhecimento da população e pensamos o Envelhecimento Ativo?
Para falar sobre este tema, Clara Moura trouxe até ao Pod’Entrar Paulo Machado, sociólogo, Doutorado em Sociologia da Mudança Social e do Desenvolvimento, pela Universidade Nova de Lisboa. É atualmente Investigador Auxiliar no LNEC, Professor Auxiliar e Coordenador Científico Convidado no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna. Temas de investigação e interesse: Ecologia social, Temas de safety & security, Processos organizacionais e adaptação, Construção sustentável, Mudança social e Demografia.
Para ouvir nesta conversa:
Lisboa é a capital europeia mais envelhecida. Porquê? Nesta conversa falámos sobre as políticas do Estado Novo que aceleraram o processo de envelhecimento na cidade e sobre como as políticas dos últimos anos não tiveram em consideração o capital de conhecimento adquirido pela sociologia urbana portuguesa, em relação a Lisboa e às transformações que ocorreram noutras metrópoles nos últimos 40 anos. Olhamos para Lisboa, os seus bairros, os problemas da habitação e da mobilidade: como é ser idoso por cá? Falámos de envelhecimento ativo, até porque o idadismo existe e é necessário lutar contra o preconceito. Conhecemos ainda o paradoxo que existe na sociedade em relação ao voluntariado: os portugueses gostam de ajudar, mas há uma baixa adesão a grupos de voluntariado.
----
Pod’Entrar: abrimos a porta à 2º Temporada
O Pod’Entrar convida-o a viajar por Lisboa, à boleia das inquietações de quem tem como missão transformá-la. Clara Moura – fundadora da Home Hunting – conversa com agentes de mudança que se dedicaram a transformar uma rua, um bairro, uma comunidade, um setor. Da cultura à arquitetura, da geografia ao desporto - sem esquecer o imobiliário, claro - há muitos segredos alfacinhas por descobrir nesta conversa.
Também pode ouvir o Pod’Entrar aqui:
►Spotify: http://bit.ly/PodEntrar
►Soundcloud: http://bit.ly/soundcloud_podentrar
►Google Podcasts: http://bit.ly/google_podentrar
►Apple Podcasts: http://bit.ly/podentrar_cm
----
CLARA MOURA
Fundadora da Home Hunting, Clara Moura é, acima de tudo, mãe. A família é o seu porto seguro e o maior apoio neste desafio que é liderar um projeto de sucesso.
Gosta de se rodear de pessoas com talento, de ter a capacidade e possibilidade de sonhar (e concretizar os sonhos), de ter objetivos e desbravar barreiras - se fosse tudo fácil, nem valia a pena.
Para os desafios do dia-a-dia, traz sempre na bagagem um sorriso, a honestidade, a capacidade de dizer “não” e a vontade de aprender. Dias que começam bem cedo, ou não fosse ela uma "morning person".