J. Robert Oppenheimer, foi um físico teórico norte-americano mais conhecido por liderar o Projeto Manhattan durante a Segunda Guerra Mundial, que resultou no desenvolvimento da primeira bomba atômica.
Filho de imigrantes judeus, graduou-se em química na Universidade Harvard em 1925 e concluiu seu doutorado em física teórica na Universidade de Göttingen, na Alemanha, em 1927.
Durante a década de 1930, Oppenheimer trabalhou em várias instituições acadêmicas nos Estados Unidos, tornando-se uma figura proeminente na física teórica e sendo fundamental para o desenvolvimento da mecânica quântica.
Durante a Segunda Guerra Mundial, ele foi escolhido para liderar o Projeto Manhattan, um esforço científico-militar altamente secreto para desenvolver a primeira arma nuclear dos Estados Unidos.
O legado de Oppenheimer é complexo, ao mesmo tempo que é lembrado como um brilhante cientista cujas contribuições tiveram um impacto significativo no campo da física, também carrega o titulo de "pai da bomba atômica".
Hoje o papo é sobre a obra cinematográfica baseada na historia dessa figura.