E hoje, com a lua nova de abril, sai mais um episódio do Podcast lunar Nutrir a Alma. E escolhi precisamente o tema da lua e da sua ligação com a mulher. Todos os meses a mulher passa por mudanças relacionadas com o seu ciclo menstrual, que fazem correspondência com as diferentes fases da lua. Daí podermos dizer que existe um ciclo lunar externo, ou seja, as fases da lua no céu; e o ciclo lunar interno, ou seja, as fases do ciclo menstrual.
Quando estamos conectadas com o ciclo da lua que ocorre dentro e fora de nós, compreendemos a natureza feminina. A cada mês a mulher atravessa uma série de mudanças, de forma cíclica e por isso é mesmo verdade a expressão de "as mulheres são de luas"! E isso não é algo negativo, pelo contrário. A mulher tem a oportunidade de se renovar a cada mês, de sair do "modo fazer" e das solicitações externas, para abrandar e olhar para dentro, tal como é pedido em determinadas fases do ciclo menstrual. De igual forma, a lua influencia as águas, relacionadas com o lado emocional, pelo que afeta também as nossas emoções.
Estar consciente dos ciclos lunares é compreender que fazemos parte da Natureza e que há tempo para tudo. É compreender os mistérios da vida e da morte, a aceitação da mudança e transformação, interna e externa. Cada ciclo é uma oportunidade de renascer, projetar sonhos, criar, para depois recolher, analisar e largar aquilo que já não serve, para iniciar um novo ciclo. Portanto, é muito natural que a vitalidade da mulher, tal como o seu estado emocional e capacidade de raciocínio lógico, vá alterando consoante a fase lunar.
É importante esta compreensão, não para nos desculparmos que estamos "numa má fase do ciclo", mas para trazer responsabilidade, no sentido de respeitar o meu corpo e o meu ciclo. Por exemplo, a mulher pode adaptar as suas atividades consoante a fase do seu ciclo ou, se isso não for ainda possível, garantir que reserva uma parte do seu dia para cuidar de si mesma.
Menstruação: corresponde à lua nova, ao inverno e representa o arquétipo da anciã.
Pré-ovulação: corresponde à lua crescente, à primavera e representa o arquétipo da donzela.
Ovulação: corresponde à lua cheia, ao verão e representa o arquétipo da mãe.
Pré-menstruação: corresponde à lua minguante, ao outono e representa o arquétipo da feiticeira.
Cada fase lunar tem uma energia diferente, pelo que podemos aproveitar para fluir com o que está potenciado em cada fase:
Lua Nova: novos começos, novas intenções, lançar a semente e visualizar a concretização.
Quarto crescente: crescimento, ação, aprendizagem.
Lua cheia: expansão, concretização, celebração.
Quarto minguante: limpeza, finalização, transmutação.
Uma mulher que se torna consciente do seu ciclo e das suas energias adquire também a consciência de um nível de vida além do visível, ligando-se profundamente à sua intuição e sabedoria.
Se quiseres aprofundar a ciclicidade da lua e a sua ligação com a essência feminina, assim como aprender a vivenciar na prática os ciclos em ti, podes inscrever-te na próxima edição dos círculos online "Conecta-te com a Lua" aqui: https://teresamoreira.com/circulos-conecta-te-com-a-lua-maio/
Podes seguir o meu trabalho em: