Listen

Description

A ordem da Caveira e dos Ossos

Sim, hoje falarei sobre Antony Sutton baseado em uma de suas últimas entrevistas. Mas antes de discorrer sobre as obras de Sutton devemos nos perguntar qual o nível da relevância que elas têm hoje em dia.

*Apoia-se: https://apoia.se/canaldosocran

*Canal Youtube:  https://www.youtube.com/user/socrannn/featured

*Siga-me no Twitter: https://twitter.com/marcosSelf

*Siga-me no Facebook: https://www.facebook.com/Filosofia-e-Hist%C3%B3ria-Socran-1736960503201973/?skip_nax_wizard=true

*Socran Podcast Spotify: https://open.spotify.com/show/672j51Chx9YdM52Oau78xx?si=V_scl2DBTGOc8U34oyUpAg

Afinal, se ele escreveu tantos livros importantes que denunciam uma elite podre e conspiradora que injeta fortunas numa espécie de ordem do caos (seguindo o mote esotérico que vê na guerra a parteira da história), e se o que ele diz é verdade, Sutton deveria ser uma figura muito controversa no debate Americano, pelo menos nestas duas últimas décadas. 

Fato é que fazendo uma pesquisa superficial de sua biografia vemos ataques de todos os lados contra ele. Pouco depois de sua morte, esses ataques se concentraram na legitimidade de suas investigações e são geralmente tratados por historiadores que o questionam quanto a interpretação que deu aos fatos, ou ainda, por dar crédito a hipóteses pouco confiáveis.

Seja esse tipo de crítica legítima ou exagerada, cabe notar que a tendência das pessoas, quando diante de artigos que menosprezam autor A, B ou C, é sempre se afastar ao invés de examinar aquilo que pode ser bom ou não em uma obra.  Isso levou Sutton, pelo menos parcialmente, ao ostracismo. 

Seria isso uma conveniência direta em via de degradar o conteúdo do autor, por este deflagrar a arbitrariedade dessas ordens clubescas? Essa é uma questão que deixo em aberto já que demandaria muito tempo e pesquisa rechaçar ou validar a obra de Sutton em todos os seus pormenores, e esta não é a intensão que tenho neste podcast.