Coronavírus - Alarmistas Vs Negacionistas - Falso dilema
*Apoie este empreendimento: https://apoia.se/canaldosocran
Já de inicio lhes digo que entre Alarmistas e Negacionistas o que temos é um falso dilema quando tais discursos reproduzem apenas afetações psicológicas de pessoas que não se preocupam em se adequar à realidade e por isso fazem da crise sanitária uma Guerra política. Uma dessas pessoas é o presidente da república que em via do negacionismo, comete o erro mais óbvio de todos: Tratar as coisas como se não existisse o benefício da dúvida apoiando-se numa aposta que envolve uma nação inteira. Veja que é mais do que legítimo repensar maneiras diversas de lidar com uma pandemia tão peculiar como essa no contexto brasileiro, mas nunca partindo do pressuposto de que tal problema seja uma fraude.
Assim, entre as possibilidade de se lidar contra a atual pandemia, o brasil pode admitir de início três estratégias que parecem surtir um efeito bem específico: Inércia, Mitigação ou Lockdown.
A primeira estratégia, a menos eficaz para lidar com o problema, é a que aparentemente Jair Bolsonaro pareceu admitir em alguns de seus discursos, embora sua equipe de ministros esteja mais empenhada numa contenção do tipo supressão ou mitigação: um Lockdown adequado aos dados mais pontuais apelando àquilo que chamam de operação cirúrgica. Não devem parar o país, mas irão manter na medida do possível contenções e paralisações contingenciais. Porém, diante das estratégias adotadas no mundo, qual enfim tem demonstrado mais eficácia?