O Estado Laico e o Satã em Ortega y Gasset
Apoie o Canal: https://apoia.se/canaldosocran
Esse conteúdo foi exposto em vídeo (no YouTube) e repasso agora como podcast. Vamos falar de Estado Laico - em que ele represente algo positivo até mesmo para o Clero e em que também represente um exagero que desemboque num anticlericalismo. Certamente muitos diferenciam Laicidade de Laicismo, porém, seguindo o artigo do filósofo Nicola Abbagnano (que nos dará o norte neste vídeo), não quis me atentar tanto a esta diferença embora tenha acentuado sua importância para muitos estudiosos. Além disso, falaremos também da corrupção do homem quanto ao que lhe está acima, abaixo e ao lado, na visão do vitalismo perspectivista de Ortega y Gasset, a relação inconfundível mas necessária, embora não determinada entre Deus, o Homem e o Mundo, uma constante possibilidade que deveras é negligenciada por muitos indivíduos que em vista de uma massificação que nega a reabsorção de sua própria condição, se valem da fixidez mental que se abstém da amplitude dos outros seres a favor do totalitarismo e de um controle pernicioso e tolo.
Referências:
*Dicionário de Filosofia Nicola Abbagnano - Conceito de Laicismo.
*Artigo: A doutrina orteguiana do perspectivismo - Ronaldes de Melo e Souza.
*Perspectivismo Orteguiano conforme a maturação da obra do autor: https://www.alhama.com/digital/myblog/palabra-tiempo/10659-perspectivismo-y-religion-en-ortega-y-gasset
*Estado e Nação no pensamento de Ortega y Gasset - Prof. Dr. José Maurício de Carvalho (UFSJ - São João del Rei-MG - Brasil).