Listen

Description

Não saber vender pode trazer grandes dificuldades para a sua vida. Vender é se relacionar com pessoas e empresas em troca da solução de problemas.   

Negociação deveria fazer parte do ensinamento tradicional,  pois ajuda a nos preparar para a vida. Se assim como a maioria você não aprendeu a vender na escola, não tem problema! Te ensinaremos um pouco no vídeo de hoje, como aprender a vender.

Independentemente do que você é ou faz profissionalmente, cedo ou tarde você precisará vender. Vender faz parte do dia a dia de prestadores de serviços, empreendedores, profissionais de atendimento e mesmo que você não trabalhe no setor comercial de uma empresa, terá que ter o mínimo de conhecimento em vendas para conseguir ser contratado, ter um salário melhor ou até mesmo um desconto em uma compra. Sempre que há algum tipo de negociação haverá uma venda sendo realizada.

Vamos começar removendo alguns conceitos que não são verdade e podem afetar o desenvolvimento de muitos possíveis bons vendedores. Já que você quer saber como aprender a vender precisa começar sabendo que:

1 - Qualquer pessoa pode vender, não precisa ter um dom especial: Basta vontade e treino que qualquer pessoa pode vender. 

2 - O melhor vendedor não é aquele que fala muito: "Quem escuta mais, vende mais."

3 - Vendedor não precisa ser extrovertido: Pessoas tímidas vendem muito.  

Todos esses são mitos que afetam a autoestima, causam medo e não condizem com a realidade.  Para aprender a vender você precisa se concentrar em apenas 2 pontos:

1 - Ouça com MUITA ATENÇÃO Quanto mais você ouvir com atenção, mais informações sobre o seu cliente ou sobre a pessoa que você está negociando você terá. Informação é fundamental se você quer vender qualquer coisa. É ouvindo que você encontrará informações que farão você conduzir o seu cliente até a compra.   

2 - Faça perguntas Não é qualquer tipo de pergunta, mas sim perguntas de condução. Essas perguntas ajudarão você a entender e a conduzir o seu cliente para o fechamento sem ele  nem perceber, será tudo de forma natural.

Exemplos de perguntas de condução:

"Você comentou que tem tido dificuldade com o software que estão usando, quais tipos de dificuldade exatamente vocês estão enfrentando?" 

"Você comentou que teve prejuízo por causa da empresa que presta esse tipo de serviço, o que aconteceu para ter esse prejuízo?"

Quanto mais atenção você der para a pessoa e quanto mais perguntas de condução você fizer, mais conectado com a pessoa você estará e maiores serão as suas chances de venda.  

Com base nas respostas dessas perguntas e somando isso a tudo mais o que o seu cliente lhe disser, você terá argumentos baseados diretamente nas necessidades dele para ajudar que ele tome a melhor decisão.  

Utilizando os argumentos que a própria pessoa falou, você conseguirá "vender sem vender", sem ser chato, sem ser inconveniente, sem precisar se desgastar.   

A venda deve ser uma consequência natural, o cliente  PRECISA entender que foi ele quem tomou a decisão de compra!