Listen

Description

Para começar é muito importante saber como evitar os erros mais comuns de que está começando em vendas. Você, que está agora entrando em um mercado pouco conhecido para você, muitas vezes em mercados altamente concorrido, você precisa saber como fazer para evitar que alguns erros simples sejam evitados.

Quais os erros comuns de quem está começando em vendas e o que você precisa fazer para não ser prejudicado por eles:  

1° Tentar vender para todos os públicos. 

Não ter um nicho definido e tentar vender para todo mundo gera um custo alto por aquisição de cliente e principalmente um esforço muito maior do que o esperado para fazer uma venda.   

Sonhe grande mas comece pequeno. Vá testando pequenos nichos do seu mercado e siga a expansão conforme você tiver atingido o sucesso neste nicho. Por exemplo, se você tem uma agência de marketing digital, uma empresa de contabilidade ou vende consórcios. Comece abordando um perfil específico de empresas, por exemplo, lojas de calçados do seu bairro. 

Conforme você for validando as vendas na sua região e tendo sucesso com suas vendas, você começa a expandir para outros bairros e outros tipos de clientes. Gradativamente conforme for atingindo sucesso.  Não fique mudando de nicho a cada dia. Faça testes em quantidades significativas com um perfil de cliente.  

2° Não ter claro quais são os seus diferenciais competitivos. 

Bom atendimento não é um diferencial. Preço baixo é um risco muito alto. Este é o mínimo que se espera de qualquer empresa. Se você está entrando em uma empresa que não tem claro quais são os diferenciais competitivos, crie você os seus. 

Mesmo que o seu produto seja uma commodity, há maneiras de se diferenciar, por exemplo, fornecendo conteúdo sobre o mercado, sobre lançamentos que possam interessar os clientes, etc. Outros exemplos de diferenciais competitivos: Atender empresas de um porte específico, de um determinado bairro ou cidade, atender apenas empresas que estejam em uma certa maturidade (Empresas com 2 anos ou mais). 

Tudo isso pode ser utilizado como diferencial competitivo.    

3° Não ter um processo de vendas previamente definido. As vendas acontecem por etapas. Mesmo que o cliente tome a decisão de compra rapidamente, é importante definir quais são essas etapas. 

Fazendo isso você terá um aproveitamento muito maior de cada negociação.  Quando não há processo não dá para saber com exatidão por exemplo quanto tempo uma venda leva para ser concretizada, o que faz um cliente não comprar ou o que faz comprar, além de dezenas de outros pontos importantes.  

Todo processo precisa ter começo, meio e fim. Indicadores de resultados, script, material de apoio. Nesse momento é que entra a utilização do CRM de Vendas. Uma ferramenta 100% construída para ajudar vendedores nos processos de condução de um cliente.  

Se você ainda não possui um CRM de Vendas com funil para mapear o seu processo de vendas, clique neste link e comece a usar o Pcontrol, há uma versão gratuita completa.  

Qualquer pessoa pode ser um excelente vendedor e ganhar muito dinheiro negociando, desde que saiba o que está fazendo e que não queira apenas pensar em si mesmo. Vendas é relacionamento e quanto mais próximo for esse relacionamento e quanto melhor você direcionar o seu cliente para a tomada de decisão mais vendas você fará.    

Escolha um nicho, defina claramente quais são os seus diferenciais e tenha um processo claro de vendas. Isso é tudo o que você precisa para começar a vender do zero qualquer produto ou serviço.