A grande verdade é que faltam bons vendedores hoje no mercado. É muito maior a quantidade de empresas contratando do que a quantidade de pessoas capacitadas para ocupar as vagas que estão hoje disponíveis, lembrando que, vendas é uma das áreas que melhor remunera, independentemente do segmento e mercado que o profissional de vendas esteja atuando.
Então, se você está precisando contratar bons vendedores, eu separei 3 dicas que vão ajudar você a ser muito mais assertivo e realmente contratar bons vendedores. Contratar bons vendedores tem sido uma verdadeira batalha.
A grande verdade é que, além de faltar profissionais preparados para atuar como profissionais, faltam também pessoas dispostas a aprender. Eu conheço uma dezena de empresas que estão procurando pessoas que tenham a vontade de começar a trabalhar com vendas e que ensinarão tudo o que os candidatos precisam saber, e mesmo assim tem dificuldade de encontrar.
Isso não quer dizer que você deve pegar qualquer pessoa para ser o intermediário entre a sua empresa e o cliente.
Na verdade, é melhor não ter vendedor do que ter um vendedor ruim e que prejudique a imagem da sua empresa junto aos seus clientes. Um tirador de pedido, nome dado aos pseudo vendedores que apenas fazem o óbvio no momento do atendimento, podem ser um grande problema por 3 fatores:
1 - Faz apenas as vendas que já aconteceriam mesmo que ele não estivesse na sua empresa
2 - Um vendedor despreparado pode criar uma imagem negativa para a sua empresa
3 - Ele pode contaminar toda a sua equipe
Recomendo que você não pague para ver. Então vamos lá, como fazer para contratar bons vendedores e fugir de qualquer uma das situações descritas:
1 - Elimine completamente os aventureiros
2 - Experiência não é tudo
3 - Aplique testes de análise comportamental