Listen

Description

Um pitch de vendas é um discurso rápido, direto e objetivo que mostra um pouco do que você faz. A melhor definição de um pitch de vendas é você poder descrever para o seu cliente qual problema você resolve. As pessoas não tem tempo para perder, por isso, seu discurso precisa chamar a atenção do ouvinte para que mostra o por que você deve ser ouvido.

Se você vende plano de telefonia e o seu cliente precisa reduzir os custos não adianta você falar que entrega o melhor pacote de dados. O tempo é outro fator importante.   Esteja preparado com discursos de diferentes formatos e tempo. Pode ser que você tenha apenas 1 minuto para falar com seu cliente ou pode ser que tenha 10 minutos. O importante é estar preparado.    

1 - Qual o problema que você resolve? 

Deixe claro qual o problema que você resolve que você venderá muito mais. Tem muita gente que diz vender soluções mas não sabe dizer para qual problema é a solução que vende. Isso faz toda a diferença na hora da argumentação com seu cliente. Para cada problema há uma solução e é isso que você precisa mostrar. Você é a solução. Não se preocupe em mostrar como, isso é um segundo passo, quando o cliente já está envolvido com sua apresentação. 

2 - O que o seu cliente diz quando contrata seus serviços ou compra seu produto? 

A melhor explicação para qual problema você resolve vem do próprio cliente. Quando ele diz "Eu preciso do seu produto pois estou gastando muito com prospecção no Google.." isso mostra que a dor dele é gastar muito dinheiro com prospecção no Google.   Isso vale para qualquer tipo de negócio até mesmo commodities. Fique atento ao que seu cliente diz que você saberá encontrar qual o problema que você resolve.

3 - Não tenha um discurso robotizado, fale naturalmente:

Não fale como se estivesse lendo. Quanto mais natural for sua apresentação mais resultados você terá, por isso treine bastante. O domínio do que está sendo dito e a segurança que você transmite as informações ajuda a gerar conexão com seu cliente.

Bônus:

Tenha vários pitch de vendas preparados Não se prenda a um único pitch ou uma única abordagem. É importante ter vários modelos de pitch preparados para cada situação. Se você atua em mercados com diferentes públicos por exemplo. Para cada perfil de cliente as necessidades podem mudar e no seu pitch você deve deixar claro qual o problema que você resolve que tem relação direta com a pessoa ou empresa abordada.