Listen

Description

Contratar uma pessoa e depois ter que demitir pode custar muito caro para a sua empresa. Esses dias eu levei um susto quando descobri que custa em média 15 vezes o salário do contratado. Como se não bastasse o tempo perdido com treinamento.

É um valor absurdo e que pode significar a ruína, dependendo do tamanho da sua empresa e da quantidade de contratações erradas que foram feitas. Fora o impacto negativo para a empresa que isso pode causar.

1: Qual é o Perfil Ideal  Para começar certo a contratação, você precisa antes mesmo de começar a divulgar a vaga ter mapeado o perfil de profissional que você precisa. Afinal é o profissional que deve se adequar a vaga e não a vaga ao profissional. 

Quais as competências ele precisa ter? Quais os valores como pessoa e como profissional? Quais as qualidades? E o que mais for importante para a sua empresa.

2: Faça testes Comportamentais Antes de contratar qualquer pessoa e até mesmo antes de fazer uma entrevista, você deve aplicar testes comportamentais para saber com clareza qual é o perfil do candidato.  

Não dá para confiar apenas no que o candidato diz. Ele pode estar nervoso e não dizer tudo o que gostaria ou até mesmo pode mentir para conseguir o emprego.  

Um teste comportamental como o C-VAT que nós utilizamos aqui no Pcontrol pode mostrar exatamente se você está acertando no candidato. Vou inclusive deixar o link para quem quiser conhecer mais aqui na descrição. Vale muito a pena, o resultado é fantástico. Depois que nós começamos a utilizar o C-VAT nas contratações do Pcontrol nós não erramos nenhuma vez, inclusive um abraço para todo o nosso time que é fenomenal.

3:  Faça uma análise detalhada do currículo Não menospreze as informações que estão no currículo de um profissional de vendas por mais simples que possa parecer. 

Tem muita gente que se cadastra para vagas de VENDEDOR ou VENDEDORA apenas por estar desempregado e ter dificuldades de se recolocar no mercado de trabalho principal.  Este tipo de candidato vai abandonar a sua empresa na primeira oportunidade. Se um candidato não deixa claro no currículo que ele quer trabalhar com vendas, descarte o quanto antes.  

Já ouvi inúmeros especialistas dizendo “demore para contratar, mas se precisar demitir, demita rápido”.  Existe muito bom profissional disponível no mercado, vale muito mais a pena você focar na procura da pessoa certa do que arriscar colocar alguém rápido para cumprir tabela e prejudicar diretamente a sua empresa.