A resiliência tem sido uma virtude central na jornada espiritual dos cristãos ao longo da história (embora com nomes variados como esperança, perseverança, fortaleza, etc.). Contudo, tal virtude humana parece estar sumindo aos poucos em um mundo oderno de confortos disponíveis a um segundo de distância graças à tecnologia.
A Escritura é duramente realista: apesar dar [falsas] seguranças que tivermos, encontraremos adversidade, confusão e desilusão pelo caminho. Precisaremos retomar o exemplo de Cristo que inspira e capacita a ter coragem, constância e persistência.
Na carta de 1 Pedro, o apóstolo exorta os discípulos de Jesus a permanecerem firmes na fé, pois as adversidades colaboram para que a esperança floresça para cima e ganhe raizes profundas para baixo. Como Cristo perseverou, devemos perseverar; cultivamos uma “esperança viva…” porque Cristo está vivo.
A resiliência dos cristãos, então, não é apenas uma firmeza passiva, mas uma espera que nos torna “criteriosos e alertas” (1Pe 4:7), nos movendo à oração, ao testemunho e ao serviço ao outro.
Neste domingo (23/06/2024), o pastor Élcio Cechelero nos apresenta uma reflexão sobre o tema "Você quer dias felizes?".
📸: @joaovallim.photo
Textos citados:
1 Pedro 4:1-11 https://tinyurl.com/5bspe4zb
Site "Portas Abertas" https://portasabertas.org.br/
Bíblia 365 https://amzn.to/3XGADrz