José Vitor Rack entrevista Rodrigo Faour.
Rodrigo Faour é jornalista formado pela PUC/RJ. Nascido no Rio de Janeiro em 1972, desde a infância cultiva o ofício de pesquisador musical, colecionando discos e publicações com ênfase na MPB. Possui arquivo pessoal com cerca de 80 mil músicas catalogadas e um vasto clipping de matérias de imprensa coletadas desde a adolescência. Além de jornalista, crítico e pesquisador musical, também atua como escritor, radialista, professor, apresentador de TV, diretor e roteirista de shows e produtor musical, respeitado por artistas, intelectuais e pela imprensa em geral.
Entre 2001 e 2015, já produziu mais de 600 CDs, entre reedições e compilações, participou de palestras, foi jurado de prêmios e publicou seis livros, incluindo as biografias de Cauby Peixoto (“Bastidores”, Ed Record, 2001), Claudette Soares (“A bossa sexy e romântica”, Coleção Aplauso/Imprensa Oficial SP, 2010), Dolores Duran (“A noite e as canções de uma mulher fascinante” (Ed. Record, 2012) e Angela Maria (“A Eterna cantora do Brasil”, Ed. Record, 2015), além de um livro sobre a “Revista do Rádio” (Ed. Relume Dumará, 2002) e o best seller “História Sexual da MPB” (Ed. Record), em que realizou um estudo pioneiro unindo música e comportamento, que rendeu vários frutos: 1) o programa de rádio “Sexo MPB”, na MPB FM; 2) o programa de TV com o mesmo título do livro, no Canal Brasil, que apresenta e roteriza, 3) o CD duplo “Sexo MPB com Rodrigo Faour” (EMI Music), 4) o “Troféu Sexo MPB” – em que homenageou em três grandes festas/shows artistas de diversos estilos e gerações da nossa música, e finalmente 5) o DVD “Sexo MPB – o show” (EMI Music).
Continua atuando na produção de novos artistas e reedições, em pesquisas de repertório para cantores, além de ser um dos “Consultores Masters” do Novo Museu da Imagem e do Som (RJ), em construção na Praia de Copacabana.
Entre 2015 e 2017, ministrou uma série de cursos e palestras em várias cidades do país, inclusive na PUC-RJ, além de pesquisas para grandes musicais, como “Gilberto Gil – Aquele abraço”. Em 2017, estreia como autor teatral no musical “Bossa nova em concerto”, ao lado do diretor Sérgio Módena, que, depois, ampliado, ganhou o nome de “Garota de Ipanema – O Musical da Bossa Nova”, estreando em SP, e seguindo por 2018 em temporada por várias outras capitais do país.
Em agosto de 2017 inaugurou seu programa semanal na web, “MPB com Tudo Dentro”, em seu canal www.youtube.com/rodrigofaouroficial, com aulas sobre música brasileira, vídeos raros do seu baú e entrevistas eléticas, abrangendo os mais variados gêneros musicais brasileiros, incluindo Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Edy Star, Elza Soares, Maria Alcina, Johnny Hooker, Não Recomendados, Beth Carvalho, Leci Brandão, Perla, Elba Ramalho, Liz Rosa, Agnaldo Rayol, Odair José, Ivan Lins, Roberto de Carvalho, Flávio Venturini, Paula Toller, Fernanda Abreu, Frejat, Cida Moreira, Antonio Adolfo, Fausto Nilo, além do encontro de Evinha, Golden Boys e Trio Esperança e dos ícones da bossa nova Carlos Lyra, Marcos Valle, Roberto Menescal e João Donato, entre outros.
No início de 2020, concluiu mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade na PUC-Rio, e a seguir deu início ao curso de doutorado na mesma linha de pesquisa da mesma universidade. Atualmente, além disso, apresenta e escreve seu programa semanal no YouTube.