CtC_050 - ANTIRRACISMO_e o papel da BRANQUITUDE
Olá Você…
Em um contexto de critica, reflexão e denúncia das desventuras decorrentes do racismo e seu apartheíd social, nós do Conteúdo Concreto trazemos mais uma vez uma pauta de ANTIRRACISMO.
Viemos “JOGAR UMA LUZ BRANCA” ao tratar deste tema que, pra nós, está a flor da pele. Mas que muitos, que estaão denominados de BRANQUITUDE, está na alma.
Assim, você é o nosso convidado pra esta mesa de reflexão e conscientização! É mais um episódio “relevante” da nossa nova temporada, na nova parceria – com o ÁUDIOLab-FCS/UERJ e RádioUERJ.
Hoje queremos retornar à questão racial, mas com uma outra perspectiva, vamos falar de: ANTIRRACISMO… E O PAPEL DA BRANQUITUDE.
Como sempre, pra essa conversa, nós do CtC não estamos sozinhos não, o Host Kleber Pereira e , conta com a participação testemunhal, por formação e representatividade, das professoras:Lavíni Castro , do Coletivo de Profeessores Antirracistas e Daniela Frida, da Faculdade de Educação da Uerj.
Nesse episódio, num papo extremamente pertinente e super acessível para os ouvintes, neste nosso tempo, trazemos uma gama de abordagens sobre a necessidade da ocupação de espaços de prestígio social por pessoas negras e o papel da "branquitude" na abertura a este protagonismo negro.
As participantes convidados falam sobre sua experiência acadêmica, seu estudos relacionados ao tema, fazendo uma relação com as lutas relacionadas a segregação racialn e seu enfrenatamento, no Brasil. Bem como, destacam a importência singular que as pessoas brancas têm neste movimento de enfrentamentos do status quo, onde a Braquitude tem total garantia de privilégios.
Trazem as suas histórias e avaliação sobre a dificuldade de acesso aos “lugares altos” do poder social, onde geralmente é o habitat de brancos. Falam do papel determinante das ações afirmativas, quando apoiada pelos brancos, bem como destacam a importância da solidariedade e apoio aos não iguais… aqueles que precisão de equidade de oportunidaddes, por não terem partido de pontos "iguais".
Então, aproveitem esse papo relevante, cheio de pontos de reflexão e informação!
Pode esperar que em breve estaremos trazendo mais conhecimento pertinente, sobre aspectos e desdobramentos deste tema do “racismo estrutural e suas nuances“.