Listen

Description

Apoie o Leitura de Ouvido: https://apoia.se/leituradeouvido

Você não consegue compreender por que houve escravidão no Brasil? Indigna-se com a informação e o trato diferente entre povos e raças? Conhecer “O Navio Negreiro” é uma porta que se abre para sentir a vibração com que o poeta narra esta cena. O poema, que começa com a paixão pelo navegar, com o reconhecimento das belezas do céu e do mar, logo se transmuta, quando o olhar do poeta percorre a repartição de baixo do navio. O “Cantor dos escravos” braveja, faz uma grande denúncia e nos leva a perceber a abrupta e horrenda mudança de vida que os povos africanos foram obrigados a enfrentar: de lindos e livres na natureza; a acorrentados e apinhados nos tumbeiros dos navios.

Entusiasmado pela liberdade e pela justiça, Castro Alves (1847-1871) fez campanha contra a escravatura compondo duas poesias em estilo épico: Vozes d’África (1868), que é nosso Episódio 14 e O Navio Negreiro (1869). O episódio de hoje foi sugestão do leitor de ouvido Sergio Rico da Luz. Boa leitura!

Entre em contato: leituradeouvido@gmail.com

Instagram e Facebook: @leituradeouvido

Direção e narração: @daianapasquim

Direção, edição, trilha de abertura e arte de capa: @lucaspiaceski

Uma produção @rockastudios

#vidasnegrasimportam #leituradeouvido #audiodrama #podcast #castroalves #onavionegreiro #leituradeouvido #blackout #blacklivesmatter #culturanegra #poesia #literaturabrasileira

 Leitura de Ouvido Ep. 28