Em Os Bruzundangas, Lima Barreto (1881-1922) narra as caricaturas de um país inexistente, a República dos Estados Unidos da Bruzundanga, como uma sátira à Primeira República brasileira. O livro tem 22 capítulos com textos curtos e bem-humorados, cheios de sátira e crítica. Para este episódio, selecionamos dois deles: “A nobreza de Bruzundanga” e “Heróis”, seguidos de um debate para o qual contamos, pela primeira vez, com um convidado especial: o prof. mestre em História Denilson Sumocoski.
Bruzundanga é o país das encrencas, compreendido pelas denúncias do caráter elitista fazendo uso de hipérboles e caricaturas, narrando os males que atingem o povo, entregue à classe política que está interessada em custear suas regalias com Tesouro da República. Assim aproveitamos para refletir um pouco sobre os 199 anos da Proclamação da Independência do Brasil e outros fatos históricos e atuais.
Lima Barreto teve várias publicações póstumas, tendo morrido em 1º de novembro de 1922. Os Bruzundangas é uma delas, uma vez que havia vendido os direitos autorais sobre as crônicas satíricas ao editor Jacintho Ribeiro dos Santos, em 1917. Foi publicado como romance.
Apoie o Leitura de Ouvido: https://apoia.se/leituradeouvido
Entre em contato: leituradeouvido@gmail.com
Instagram e Facebook: @leituradeouvido
Direção e narração: @daianapasquim
Direção, edição, trilha de abertura e arte de capa: @lucaspiaceski
Uma produção @rockastudios
#limabarreto #bruzundanga #conto #audiolivro #podcastliterario #literatura