Formado em engenharia civil e matemática pela antiga Universidade do Brasil, atual UFRJ, com pós-graduação na Sciences Po, na França.
Ex- Prefeito do RJ, Ex- presidente do Banco do Estado do Rio de Janeiro S.A. Seu pai foi um dos fundadores do conjunto empresarial Klabin Irmãos & Cia., produtor de papel, celulose, cerâmica, azulejos e sisal.
Aos 30 anos de idade, diante da morte precoce do pai, Israel – filho mais velho – viu-se obrigado a assumir a presidência da empresa da família, a Klabin Irmãos&Cia.
E a enfrentar a responsabilidade de administrar 25 mil empregados. “Essa experiência me deu a noção dos meus próprios limites”, diz. Certamente, ele determinou-se a alargá-los.
Criou a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável, cujo principal objetivo era pôr em prática uma política ambiental baseada nas resoluções da ECO-92, especialmente no que se refere às convenções de clima e biodiversidade. Tornou-se, em seguida, presidente do conselho curador da entidade, o qual preside até hoje.
Israel nos conta sua trajetória, sua entrada na vida empresarial por conta da necessidade, imposta pela morte precoce de seu pai. E o que aprendeu e apreendeu em sua vida tão longeva, hoje com 93 anos, as diferenças que observa nos atos e compromissos - de ontem e hoje. Nos fala ainda de seu compromisso – que chama de vocação - com as causas do futuro como sustentabilidade, e biodiversidade.