Neste 22º episódio do ICPCast, conversamos com Carlos Augusto Canedo Gonçalves da Silva sobre Direito Penal Internacional e suas principais implicações para o momento atual. Com um diálogo leve e com a desenvoltura técnica que lhe é peculiar, Canedo explicitou a evolução histórica do Direito Penal Internacional. Posteriormente, debatemos o funcionamento do procedimento no Tribunal Penal Internacional, suas principais características e princípios. Por fim, houve a análise dos impactos da pandemia causada pelo COVID-19 no âmbito do Direito Penal Internacional, com a devida interlocução com a situação pandêmica brasileira, que já perdura mais de um ano. Suas falas, além de demonstrarem vasto conhecimento sobre o assunto, provoca diversas e pertinentes indagações acerca do tema. Venham conferir!
-- Convidado: Carlos Augusto Canedo Gonçalves da Silva é Procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais. Graduado em Direito, Mestre e Doutor em Direito Penal pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Doutorado Sanduíche na Universidad de Sevilla, Pós-Doutor pela Universidade de Barcelona. Professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais, desde 1996. Ex-professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e ex-presidente do Instituto de Ciências Penais, de 1999 a 2002. Possui notável expertise na área do Direito, com ênfase em Direito Público, Direito Penal e Direito Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: direito penal internacional, direitos humanos, crime, genocídio e criminologia.
-- Realização: ICP Jovem
-- Organizadores: Comissão de Comunicações do ICP Jovem
-- Edição: Felipe Bulim (@felipebulim);
-- As opiniões das entrevistadas não representam, necessariamente, a posição do Instituto de Ciências Penais. -- Sugestões, dúvidas, reclamações: jovem@icp.org.br -- Instagram: Instituto de Ciências Penais (https://www.instagram.com/cienciaspenaisicp/) || ICP Jovem (https://www.instagram.com/icpjovem/) -- Facebook: Instituto de Ciências Penais (https://www.facebook.com/institutodecienciaspenais)