Falar sobre gordofobia numa tese de doutorado é um desafio de muitas frentes. Além de a bibliografia sobre o tema ser escassa, há até mesmo um descrédito sobre a própria existência do preconceito. Tendo sofrido a vida toda com estigma da GORDA, resolvi na minha tese falar sobre essas experiências e então segui para o caminho da AUTOETNOGRAFIA.
Em linhas gerais, essa metodologia coloca quem pesquisa como próprio objeto de estudo e permite que as vivências pessoais sejam valorizadas na construção do conhecimento científico. É um movimento ousado, considerando que a ciência ocidental contemporânea privilegia uma pretensa objetividade que não dá espaço para impressões pessoais... Mas com incentivo da Prof.ª Dr.ª Teresa Cunha, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal, e que me recebeu durante meu estágio no exterior, e com total apoio do meu orientador no Brasil, Prof. Dr. Jorge Miklos, corri esse risco e acertei em cheio.
Foi quando eu depositei a tese para a defesa, no entanto, que eu conheci o Grupo de Estudos do Trandisciplinares do Corpo Gordo, fundado pela agora doutora em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT, Maria Luiza Jimenez, a Malu. Ela, que também denuncia a gordofobia a partir de sua tese, também fez uso da autoetnografia como metodologia de pesquisa.
Entendendo que este é um caminho interessante para quem quer falar sobre corpos dissidentes nas mais diversas áreas do conhecimento, convidei a Malu para bater um papo, então, sobre autoetnografia... E tá aí!
---
Para quem quiser ler a tese dela e consultar as referências bibliográficas mencionadas, vem por aqui: https://bit.ly/2RPecxC.
Para quem se interessou sobre o projeto #PesquisaGorda, os caminhos são os seguintes:
YouTube: https://bit.ly/34PFtVL
Podcast: https://anchor.fm/pesquisa-gorda
---
#TAMANHOGRANDE, vamos falar sobre gordofobia * é uma iniciativa da Prof.ª Dr.ª Agnes Arruda de democratização do conteúdo de sua tese de doutorado.
Os áudios têm origem nos vídeos disponíveis no YouTube sob o seguinte endereço: https://www.youtube.com/TamanhoGrandeDoc.
O PESO E A MÍDIA: uma autoetnografia da gordofobia sob o olhar da complexidade está disponível neste link: https://bit.ly/2wvII84.
Para contato e outras informações, envie e-mail para tamanhogrande.doc@gmail.com.