Juliano Dupont e Gabriel Saikoski apresentam O Amor Distante (L'Amour de Loin), da compositora finlandesa Kaija Saahiaro.
L’Amour de Loin é a primeira ópera da compositora finlandesa Kaija Saahiaro. Foi Estreada em 15 de agosto do ano 2000, no festival de Salzburgo, sob direção cênica de Peter Sellars e regência de Kent Nagano. Muito aclamada pela crítica especializada, converteu-se em um marco da ópera contemporânea, logrando ser encenada em várias das principais salas de concerto em redor do mundo.
O libreto de O Amor Distante foi escrito pelo escritor franco-libanês Amin Maalouf, inspirado na história e nas lendas acerca do trovador Jaufré Rudel, que viveu na primeira metade do século XII.
A história retrata o amor idealizado que o nobre compositor, o trovador occitano e príncipe de Blaye, Jaufré Rudel, fatigado dos prazeres ligeiros e em busca da transcendência de um amor idealizado, passará a nutrir por Clémence, condessa de Trípoli, a partir de relatos contados por um peregrino recém chegado de além-mar. Jaufré Rudel parte em direção a sua amada, porém ao longo da viagem adoece depois de experimentar uma torrente de devaneios e delírios metafísicos. Desembarca moribundo em Trípoli. Agonizando, finalmente encontra Clémence. Depois de trocarem afetos e juras de amor eterno, Jaufré morre em presença de uma inconsolável Clémence.
A ópera está dividida em cinco atos (2h), ao longo dos quais apreciamos o sofisticado trabalho da compositora Kaija Saariaho, com suas atmosferas e tessituras que ambientam e conduzem a trágica história de amor protagonizada por Jaufré Rudel e Clémence.
Uma Ópera por Semana
https://www.ufrgs.br/radio/