O programa Uma Ópera por Semana de hoje apresenta Wozzeck do compositor austríaco Alban Berg.
Inspirada na obra do dramaturgo alemão Georg Büchner/ a ópera estreou em Berlim em 14 de dezembro de 1925.
Büchner escreveu a peça entre julho e outubro de 1836, mas a deixou incompleta, morrendo em fevereiro de 1837. A peça foi publicada pela primeira vez em 1877 na edição Karl Emil Franzos, e apresentada no palco em Munique em 8 de novembro de 1913. Devido à sua natureza inacabada, a peça inspirou muitas adaptações divergentes.
Berg se inspirou nesta edição ortograficamente equivocada de Franzos Woyzeck – Woyzeck (a discrepância na ortografia foi resultado de uma leitura incorreta do manuscrito de Georg Büchner). Berg teve de transformar 25 cenas em 3 atos. Embora tenha conseguido escrever o libreto em 1917, ele não começou a compor a partitura até o fim da guerra.
Musicalmente, sua unidade decorre de grandes simetrias gerais dentro das quais se inserem formas tradicionais (como a passacaglia e a sonata), trechos em estilo de música popular, cromatismo serial (uso de notas que não pertencem ao tom da composição), atonalidade, que funcionam para criar uma obra de notável impacto psicológico e dramático.
Após 137 ensaios, Wozzeck foi apresentada na íntegra pela primeira vez em 14 de dezembro de 1925, na Ópera Estatal de Berlim, sob regência de Erich Kleiber.
Produção e apresentação – Juliano Dupont e Gabriel Saikoski
O programa Uma Ópera Por Semana é transmitido aos domingos,
três horas da tarde, na Rádio da Universidade ufrgs.br/radio