Listen

Description

Este programa é uma edição especial do HPO, e um dos resultados do projeto de pesquisa "Comunidades-dança: que mundos movem?" que tem incentivo do FUNCULTURA, Secretaria de Cultura, Governo do Estado de Pernambuco. O projeto se propôs a investigar como cada dança revela modos de se mover, padrões de corpo, posicionamentos políticos, crenças, maneiras de se relacionar, valorização de certos saberes, e muitas outras questões que apontam para uma percepção específica de mundo.

Neste HPO vamos compreender melhor o universo da dança Vogue e da Cultura Ballroom a partir dos contextos dos artistas Edson Vogue (Recife, PE) e Alexandre Roiz (Uberlândia, MG).

Pioneiro Edson Vogue é dançarino, pesquisador, ator, professor de dança e mãe da Kiki House of Guerreiras Começou a dançar frevo profissionalmente em 2010, iniciou no Voguing em 2008 e no Balé Clássico em 2009. Em 2011, passou a integrar o grupo de Frevo Guerreiros do Passo (Recife – PE). Em 2015, foi convidado por Bárbara Wagner e Benjamim de Burca para o videoinstalação Faz que Vai (com projeto de aulas anexas às exposições em Portugal e na Fundaj/2019). Em 2016, licenciou-se em Dança pela UFPE. Em 2017, teve seu artigo Dance your PhD 2017 publicado na revista Temas IMESC. Mantém sua pesquisa em dança, história e corporalidade chamada Frevoguing.

Alexandre ROIZ é filho de Amelia, irmão de Fernanda, Cesar e Rafael, é um homem negro, cisgernero, LGBT, proletário, artista da dança, improvisador, dramaturgista, performer e pai da Casa de Àkàrà, primeira Casa de Cultura Ballroom da cidade de Uberlândia-MG. Paulista de berço, mineiro de criação, vive mais da metade de sua vida em Minas Gerais, onde nasceu artisticamente na cidade de Frutal-MG. Primeiro homem negro a conseguir se formar pelo Curso de Dança (bacharelado) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente Mestrando em Artes Cênicas pela mesma Universidade (PPGAC-UFU). Atua em diversas áreas que tem a dança como plataforma, criando arte a partir de danças pretas como danças da Cultura Hip Hop, Funk, Axé e algumas das Tecnologias Travesti como: Vogue Femme e Old Way. Interessado por Dramaturgias em Dança e as autodramaturgias do corpo negro.

FICHA TÉCNICA
Entrevistados: Alexandre Roiz e Edson Vogue
Edição de áudio: Conrado Falbo
Pesquisa: Elis Costa, Ju Brainer, Liana Gesteira, Taína Veríssimo e Valéria Vicente
Entrevistadoras: Ju Brainer e Liana Gesteira
Apresentação deste episódio: Liana Gesteira, com a finalização de Ju Brainer
Arte gráfica: Paco Vasconcelos
Realização: Acervo RecorDança
Vinheta: Marcelo Sena
Idealização do Podcast HPO: Elis Costa