Listen

Description

Em meio às discussões científicas sobre o coronavírus, a atuação de especialistas brasileiros também tem sido de relevância no cenário de pandemia. Um exemplo é o caso da médica epidemiologista Cristiana Toscano, que foi a única brasileira convidada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a participar dos estudos de vacinas contra a Covid-19 na América do Sul. Ela também é professora e pesquisadora da Universidade Federal de Goiás (UFG) e detalhou, ao vivo na CBN Vitória, como se dá a atuação do seu trabalho e as últimas análises que envolvem o avanço da pandemia.

Compondo o Grupo Estratégico Internacional de Experts em Vacinas e Vacinação da OMS, ela explica que o comitê, entre suas funções, deve avaliar todos os estudos - avaliando os resultados, a segurança, os andamentos das pesquisas sobre o coronavírus e, com base nisso, estruturar recomendações em relação a possibilidade da introdução segura e efetiva de uma vacina. Cristina atua na área de imunizações há 20 anos, e neste período trabalhou em locais como a Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil, em Washington e depois Organização Mundial da Saúde em Genebra.

Sobre o desenvolvimento de uma vacina ela destaca que: "Há na atualidade inúmeras vacinas em desenvolvimento, inclusive algumas já em estudos clínicos em humanos. Ainda é cedo para saber se e quando teremos uma vacina segura e eficaz disponibilizada em grande escala para a população. Mas a articulação internacional de grupos de pesquisa e desenvolvimento de vacinas é intensa e promissora neste sentido", explica. Acompanhe a Entrevista completa!