Ao chegar aos 50, um dilema nos assola: vale a pena deixar de viver o hoje para pensar num futuro incerto? Vamos desfrutar o momento ou cuidar do amanhã? Queremos menos antes ou mais depois? A resposta depende de cada uma, mas uma coisa é certa: temos cada vez mais passado e menos futuro. Nos parece fazer cada ver mais sentido a frase de James Dean, que morreu aos 27: “Sonhe como se fosse viver para sempre; viva como se fosse morrer amanhã”.
Seja qual for a sua escolha, nessa equação não pode faltar dinheiro. Por isso, quanto antes você começar a poupar, melhor. Para ajudar na conversa, convidamos um super-especialista em previdência, o advogado Zeno Simm, de Curitiba. Zeno, que é membro da Academia Brasileira de Seguridade Social, recomenda que, mesmo com as mudanças na lei da previdência social, se comece a pagar o INSS cedo, ainda jovem. É uma poupança para o futuro.
Esse assunto nos fez lembrar do filme "Antes de Partir" (2007), com Jack Nicholson e Morgan Freeman, cujos personagens estão à beira da morte e decidem viajar o mundo para fazer o que sempre sonharam, mas não tinham realizado. A viagem dos dois é uma lição de vida. Se você ainda não viu, veja e depois decida: vai poupar ou gastar?