Não faz muito tempo, mulheres eram proibidas de jogar futebol. O decreto federal emitido pela ditadura só foi derrubado em 1979. Em pouco mais de 40 anos, nos tornamos uma potência global nos gramados. Marta, seis vezes melhor do mundo não nos deixa negar. No entanto, ainda há muito a ser conquistado. Um dos desafios continua sendo a remuneração: Marta ganha € 340 mil por ano no Orlando Pride, enquanto Neymar (nenhuma vez no topo da lista) recebe 267 vezes. Para falar sobre mulheres no futebol, convidamos um craque dos gramados juvenis: José Guilherme Scotti Alves, 16 anos, filho da Mel. O Gui joga e entende do assunto. - e nos deu uma aula sobre o que está acontecendo no mundo da bola.
Claro, o Gui também é corintiano, como nós quatro. Afinal, nascemos de uma mãe fanática, que nos criou ouvindo e assistindo futebol. Nosso pai torcia para o Santos de Pelé, mas não pôde fazer nada a respeito. Por falar em Corinthians, o time é o atual campeão do campeonato paulista de futebol feminino.
Na serie "Filmes que marcaram a nossa vida", lembramos de "Somos Marsahl”, que não é sobre soccer, mas sobre futebol americano. Conta a história de uma cidade que precisa se reerguer após a porte de 75 membros do time num acidente de avião. Quem ajuda nessa travessia é o técnico Jack Lengyel, interpretado por Matthew McConaughey. No final, é uma história sobre superação coletiva que vale a pena ser vista.