O grupo CEPCOM (Crítica da Economia Política da Comunicação) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) iniciou o ciclo de leitura para fundamentação teórica do projeto de iniciação científica (Pibic/UFAL-2024-2025) "Os problemas da espacialização do futebol de mulheres no Brasil: Análise exploratória da cobertura midiática do Campeonato Alagoano (2021-2024)".
Este episódio discute três textos, especialmente: capítulo de livro “Contribuições da Teoria Feminista para o debate sobre a Esfera Pública e a Forma-comunicação (Souza, 2021); artigo para evento “Marxismo, Feminismo e Comunicação” (Bolaño; Bastos; Souza, 2021); e artigo em periódico"Patriarcado, valor e Comunicação. Modos de vida, Trabalho e As relações de Gênero Sob o capitalismo" (Bolaño et al., 2022). Foram apresentados, respectivamente, pelas estudantes de Jornalismo Maria Eduarda Lima e Laura Nascimento, estudantes de Jornalismo da Ufal; e pelo estudante de Ciências Contábeis da Ufal Pedro Cavalcante, com comentários do orientador do projeto, prof. Anderson Santos, e da pesquisadora convidada, Rafaela Martins de Souza.
Referências
BOLAÑO, C. R. S. et al. Patriarcado, valor e comunicação. Modos de vida, Trabalho e as relações de Gênero sob o capitalismo. Revista Latino-Americana de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 21, n. 39, p. 67-82, 2022. DOI: 10.55738/alaic.v21i39.815.
BOLAÑO, C. R. S.; BASTOS, M. D.; SOUZA, R. M. de. Marxismo, Feminismo e Comunicação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 44., Virtual, 2021. Anais... São Paulo: Intercom, 2021.
SOUZA, R. M. de. Contribuições da Teoria Feminista para o debate sobre a Esfera Pública e a Forma-comunicação. In: LOPES, I. da S.; ALMEIDA, V. C. (Orgs.). Subversão epistêmica: gênero e raça na economia política da comunicação. Natal, RN : Editora Xeroca!: Ulepicc, 2021. p. 79-90.