Listen

Description

"Patriarcado (de mídia)" é o tema da segunda rodada do ciclo de leitura do grupo CEPCOM (Crítica da Economia Política da Comunicação) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para fundamentação teórica do projeto de iniciação científica (Pibic/UFAL-2025-2026) "Os problemas da espacialização, da estruturação e da mercantilização do futebol de mulheres no Brasil: Análise exploratória da cobertura midiática e das receitas da União Desportiva Alagoana na Série A2 do Campeonato Brasileiro (2021-2024)".

Este episódio discute um artigo de evento, um capítulo de livro e dois artigos publicados em periódicos: "Divisão sexual do trabalho e forma-comunicação: uma aproximação" (Oliveira; Martins; Bastos, 2018); "Contribuições da Teoria Feminista para o debate sobre a Esfera Pública e a Forma-comunicação" (Souza, 2021); "Patriarcado, valor e comunicação. Modos de vida, Trabalho e as relações de Gênero sob o capitalismo" (Bolaño et al., 2022); e "Patriarcado de mídia como síntese categorial para os estudos feministas de mídia" (Souza; Bastos, 2024).

Os textos foram apresentados, respectivamente, por Ítalo Lins (estudante de Psicologia), Marcela Carvalho (estudante de Jornalismo, Maria Victória Oliveira (estudante de Jornalismo) e Pedro Cavalcante (estudante de Contabilidade), com comentários do orientador do projeto, prof. Anderson Santos.

Referências

BOLAÑO, C. R. S. et al. Patriarcado, valor e comunicação. Modos de vida, Trabalho e as relações de Gênero sob o capitalismo. Revista Latino-Americana de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 21, n. 39, p. 67-82, jan./abr. 2022. DOI: 10.55738/alaic.v21i39.815.

OLIVEIRA, P.; MARTINS, R. M.; BASTOS, M., D. Divisão sexual do trabalho e forma-comunicação: uma aproximação. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL MARX E ENGELS, 9., 2018, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Colóquio, 2018.

SOUZA, R. M. de. Contribuições da Teoria Feminista para o debate sobre a Esfera Pública e a Forma-comunicação. In: LOPES, I. da S.; ALMEIDA, V. C. (Orgs.). Subversão epistêmica: gênero e raça na economia política da comunicação. Natal, RN : Editora Xeroca!: Ulepicc, 2021. p. 79-90.

SOUZA, R. M.; BASTOS, M. D. Patriarcado de mídia como síntese categorial para os estudos feministas de mídia. Revista Mediação, v. 26, n. 37, p. 124-134, jul./dez. 2024.