No último bloco do curso de extensão Economia Política do Futebol, algumas/ns participantes do curso apresentarem suas propostas para artigos. No episódio de hoje, Marcos Paulo apresentou sobre a relação operário-jogador na Fábrica Bangu; e Leandro de Castro tratou da proposta de pesquisa sobre os efeitos da reprodução da desigualdade econômica no futebol brasileiro.
Link com a lista de frequência: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfiSIQ2urWc4REK7OQadlycszMVvNedtSIMCcQgOme_fpuj3g/viewform?usp=sf_link
Curso de Extensão EPF
O Curso de Extensão Economia Política do Futebol ocorre desde o dia 24 de janeiro e irá até 30 de maio, com coordenação do professor Anderson Santos na Unidade Educacional Santana do Ipanema da UFAL. Parte-se da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (EPC) para tratar de diversos temas relativos ao futebol profissional masculino na atual etapa do modo de produção capitalista.
Referências indicadas na aula:
BOLAÑO, C. R. S. Esporte e capoeira: Identidade nacional e globalização. Revista EPTIC, São Cristóvão, v.25, n. 1, p. 183-202, jan./abr. 2023. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/19184/13869. Acesso em: 24 maio 2023.
SANTOS, A. D. G. dos. Planos iniciais de projeto de pesquisa para uma (Crítica) da Economia Política do Futebol. In: CONGRESSO ALAIC, 16., 2022. Anais... Buenos Aires: ALAIC, 2023. Disponível em: https://alaic2022.ar/memorias/index.php/2022/article/view/171/167. Acesso em: 24 maio 2023.
Curta nossa página no Facebook - http://fb.me/JogandoDadosPodcast
Nos siga no Instagram - @jogandodadospodcast
Se inscreva em nosso canal no YouTube - Jogando Dados no YouTube
Email para contato - jogandodadospod@gmail.com