Abordamos, neste podcast, os vícios (álcool, drogas, celular...) e falamos sobre o comportamento vicioso. Não é aquela bebida ocasional ou um joguinho de vez em quando; estamos com enfoque no excesso e o mal que ele pode causar.
No capítulo 12 de O pequeno Príncipe, o jovenzinho se depara com um homem alcoólatra e trava uma breve conversa com ele. Ali vemos o poder que o vício tem de se retroalimentar (ciclo vicioso). As pessoas caem no vício em busca de se sentir pertencentes a algum grupo, para esquecer problemas, porque aprenderam com outros.... podem ser uma dessas, podem ser todas elas, podem ser outras as causas. No fundo, o motivo, para quem já sofre na situação, pouco importa. Se fosse possível voltar no tempo e arrumar... até faria sentido essa investigação, mas não é assim que acontece. De toda forma, uma coisa é importante: antes de qualquer julgamento, devemos nos lembrar sempre do cuidado para olhar o outro como um ser humano e não um sem vergonha inveterado (o que não o torna santo, evidentemente). Embora o vício possa destruir famílias, relações, ele destrói, antes de mais nada, e sempre, o viciado.
"– Por que você bebe?[...] – Para esquecer [...] – Para esquecer o quê? [...] – Para esquecer que eu tenho vergonha [...] Vergonha de quê? [...] Vergonha de beber!"