Listen

Description

Bom dia, boa tarde, boa noite meu amigo prevencionista. Tudo bom com vocês?

Eu sou Victor Costa e estou aqui para mais um vídeo em nosso canal.

No vídeo de hoje gostaria de dar sequencia a forma de precificação dos serviços, dando continuidade aos dois vídeos anteriores, onde abordamos o processo de maneira geral e como calcular a hora de trabalho respectivamente.

Mas para começar, não posso deixar de chamar sua atenção para assinar nosso canal e ativar nossas notificações.
Sua ajuda é fundamental para aumentarmos nossa visibilidade e levar informação de qualidade a maior quantidade de profissionais!
Se o que a gente fala aqui tiver sentido e trazer conteúdo e ajudar você no seu dia a dia, COMPARTILHA com seus amigos.

Hoje vamos abordar outras duas premissas que considero para precificar meus serviços.
Mercado e custos indiretos e diretos
Em relação ao mercado a gente precisa estar atento a quanto o mercado tá cobrando em média por determinado trabalho, independente de quanto a gente acha que vale o nosso trabalho.
Claro que não vamos nivelar por baixo, né? Mas é importante considerar o comportamento do mercado.
Outro detalhe que é necessário levar em consideração é precificar de acordo com o tipo de cliente, a estrutura que você tem, o que você tem a oferecer, sua expertise e experiência dentro daquele contexto e atividade específica.
Porque a experiência em determinado ramo além de possibilitar fazer um trabalho mais assertivo, lhe rende menor tempo e consequentemente menor preço. Logo fica a dica de se dedicar a buscar clientes das áreas que você domina, você maior possibilidade de oferece um melhor custo benefício.
Eu, por exemplo, tenho experiência na área de construção civil. Gasto menos tempo estudando os agentes, entendendo a sistemática, definindo a metodologia e a conclusão, porque eu já conheço os processos principais, os possíveis riscos, a forma com que eles se comportam e que tipo de metodologia eu vou usar.
Sendo assim consigo cobrar um pouco menos que em um trabalho que eu vou precisar entender todo o processo.
“Mas Victor, como é que eu consigo saber quanto o mercado tá cobrando?”
Simples. Busque concorrentes, busque consultorias que faça um trabalho semelhante ao seu, peça orçamento. Converse com amigos que tem empresa de consultoria, ou com amigos que atuam na área que estão contratando o mesmo tipo de serviço.
Um exemplo, se meu valor mínimo para um laudo de insalubridade para uma atividade apenas com risco de ruído contínuo ou intermitente é R$ 880 e tenho um concorrente cobrando R$ 300, em primeiro lugar preciso decidir, quero fazer esse laudo ou não?
Será que ambos usaram a mesma técnica de medição, a mesma forma de acompanhamento para dar confiabilidade ao resultado, quais equipamentos estarão envolvidos, qual o grau de confiança posso ter nos mesmos? Será que realmente os dois trabalhos são tecnicamente iguais?

Por ser um potencial cliente em outros serviços, não é interessante reduzir minha margem?

Valeu, um abraço!

Links dos ùltimos Vídeos:

Precificação de Laudos - Quanto custa minha hora?
https://www.youtube.com/watch?v=cDeGw...

Quanto custa meu laudo?
https://www.youtube.com/watch?v=ADpkw...

Afinal LTCAT é Obrigatório?
https://www.youtube.com/watch?v=3BKer...

#GrupoPrevenire #Prevenire #VictorCosta #VictorCostaSST #Laudos #Mercado #ValorDeMercado