Listen

Description

A liturgia deste domingo favorece profunda reflexão sobre a comunidade cristã e sobre a identidade de Jesus como o Caminho, a Verdade e a Vida. A primeira leitura ensina que a comunidade que permanece fiel ao mandato de Jesus, aberta ao Espírito Santo e perseverante na oração é capaz de resolver os conflitos que ameaçam a sua unidade, harmonizando o anúncio da Palavra com a atenção às pessoas mais necessitadas. A segunda leitura apresenta a Igreja como um edifício espiritual, tendo o Cristo ressuscitado como fundamento e todos os cristãos como pedras vivas dessa construção. No evangelho, o ponto alto é a apresentação de Jesus como o revelador do Pai por excelência e, por isso, o único caminho viável para a comunidade seguir.

Nos recorda, ainda, que Jesus, ressuscitado, está presente em nosso meio como Caminho, Verdade e Vida. A promessa de Jesus, de que vai nos preparar um lugar, vem junto com a garantia de que na casa do Pai há muitas moradas.

Não existe nenhum motivo para nos preocupar, portanto, uma vez que na casa haverá um lugar preparado para nós. Jesus nos mostra – lembremo-nos – que Deus mora onde mora o amor, e o amor de Deus não conhece limites.

E já que somos morada do Espírito Santo, o lugar que Jesus nos está preparando junto do Pai não tem que ver, portanto, com nosso próprio coração?

Eu sou FÁBIO CHRISTIANO!, e o Santo do Dia (com participação especial de Agatha Christie) deste domingo, 10 de maio, faz uma reflexão sobre o Evangelho da Liturgia do 5º Domingo da Páscoa, Jo 14, 1-12, baseado nos roteiros homiléticos da revista Vida Pastoral, escrito pelo doutor em teologia Pe. Francisco Cornélio Freire Rodrigues e Pe. Paulo Bazaglia, ssp, adaptado para esta versão em áudio. Aperte o play, ouça, comente (se quiser!), siga e ative as notificações para não perder nenhum episódio e compartilhe!