O Batismo do Senhor dá continuidade à iniciativa de Deus de encontrar-se com a humanidade através de seu Filho Jesus, o Messias esperado. No Evangelho, João não só anuncia o Messias, mas o apresenta ao povo. O esperado está no meio deles e, ainda mais, participa em tudo da condição humana, menos no pecado. Assim, a participação de Jesus no batismo de conversão de João expressa a sua solidariedade para com a humanidade.
Nesta proximidade encarnada, Jesus não deixa de lado a sua condição divina, pois o Espírito desde sobre Ele e a voz do Pai declara-o seu Filho amado no qual põe seu bem querer. Celebramos hoje, também, o nosso próprio batismo, pelo qual passamos a fazer parte do corpo de Cristo, filhos de Deus, no Espírito Santo.
Eu sou FÁBIO CHRISTIANO!, e o Santo do Dia deste domingo, 9 de janeiro, reflete sobre o Evangelho da Festa do Batismo do Senhor, Lc 3, 15-16.21-22, baseado nos roteiros homiléticos da revista Vida Pastoral, escrito pela Ir. Izabel Patuzzo e Pe. Paulo Bazaglia (ssp), escrevendo para Editora Paulus, adaptado para esta versão em áudio. Ouça, siga e ative as notificações para não perder nenhum episódio e compartilhe! Siga-nos também no Instagram no perfil @PodcastSantodoDia.