A tragédia que se abateu sobre o povo, após a destruição de Jerusalém e do templo pelo Império Romano, estava na mente da comunidade do evangelista Lucas. A terra das promessas estava em ruínas e Jerusalém destroçada. Para o povo de Israel, essa tragédia abalou até os astros e a natureza. Em meio a tal realidade, o povo é convidado a levantar a cabeça e não desanimar, tendo o cuidado de não se deixar levar pela embriaguez da alienação.
Diante de tão grande destruição, o Evangelho nos aponta caminhos de reconstrução e renovação. Há um mundo que deve acabar: aquele contaminado pelo “deus dinheiro” e pelo “deus mercado”, que tanto marginalizam e matam. Em seu lugar precisa ser construído o “mundo do encontro”, da fraternidade e da solidariedade.
No início deste tempo do Advento, somos convidados a desfazer os caminhos que vêm impedindo a presença de Cristo e reconstruir novos. Para isso, cumpre-nos erguer a cabeça e perceber que o Filho de Deus irrompe na história humana, surgindo como sinal de libertação para a humanidade. No meio de uma sociedade envolvida em trevas, precisamos de muita fé e esperança para fazer brilhar a Luz que ilumina o mundo.
Eu sou FÁBIO CHRISTIANO!, e o Santo do Dia está de volta em sua 3ª temporada neste domingo, 28 de novembro, refletindo sobre o Evangelho do I Domingo do Advento, Lc 21, 25-28.34-36, baseado nos roteiros homiléticos da revista Vida Pastoral, escrito pela Ir. Izabel Patuzzo e Pe. Nilo Luza (ssp), escrevendo para Editora Paulus, adaptado para esta versão em áudio. Ouça, siga e ative as notificações para não perder nenhum episódio e compartilhe! Siga-nos também no Instagram no perfil @PodcastSantodoDia.