No Evangelho de hoje, João Batista proclama a alegria do perdão. O perdão produz em nós grande alegria. Essa alegria ocorre mediante a misericórdia divina, que, apesar de nossas faltas, não cansa de nos perdoar.
A pregação de João Batista tem em vista justamente a alegria do perdão. João faz um apelo contundente para que seus ouvintes se convertam e acolham o Senhor, que é a alegria plena. “O que devemos fazer?”, perguntam eles.
A primeira recomendação é contra o acúmulo de bens. A comunidade que adere ao Filho de Deus sabe o valor da partilha e não compactua com regimes que privilegiam alguns poucos, proporcionando-lhes a opulência do luxo, enquanto outros vivem na penúria, no lixo, totalmente desfigurados e destituídos de dignidade. A segunda recomendação é dirigida aos coletores de impostos. O apelo é para que parem de roubar e explorar. A terceira recomendação é para a categoria militar – aos policiais. A eles cabe evitar a violência, a maldade e a corrupção.
Eu sou FÁBIO CHRISTIANO!, e o Santo do Dia deste domingo, 12 de dezembro, reflete sobre o Evangelho do III Domingo do Advento, Lc 3, 10-18, baseado nos roteiros homiléticos da revista Vida Pastoral, escrito pela Ir. Izabel Patuzzo e Pe. Antônio Alves de Brito (ssp), escrevendo para Editora Paulus, adaptado para esta versão em áudio. Ouça, siga e ative as notificações para não perder nenhum episódio e compartilhe! Siga-nos também no Instagram no perfil @PodcastSantodoDia.