A vida cristã começa com o Batismo. Os evangelhos narram que Jesus começou sua vida pública ao se deixar batizar por João Batista, no Rio Jordão. O Evangelho de Marcos, que vai nos guiar neste Ano Litúrgico, também inicia seu livro com o batismo de Jesus, contando os gestos e as palavras dele durante seu ministério evangelizador.
Os sinais grandiosos que se manifestam no batismo de Jesus nos revelam a Trindade Santa. É como se Marcos iniciasse seu Evangelho “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. O Espírito desce sobre Jesus em forma de pomba, e a voz do Pai, vinda do céu, atesta que Jesus é o Filho bem-amado.
Por meio dessa manifestação do Espírito, o batismo recebe um novo e profundo significado. As pessoas batizadas pela água se tornam templos de Deus, já que o Espírito de Jesus habita nelas com toda sua força e plenitude (cf. 1Cor 3,16).
Eu sou FÁBIO CHRISTIANO!, e o Santo do Dia deste domingo, 10 de janeiro, faz uma reflexão sobre o Evangelho do Batismo do Senhor, Mc 1, 7-11, baseado nos roteiros homiléticos da revista Vida Pastoral, escrito pela Ir. Aíla L. Pinheiro de Andrade e Pe. Antônio Iraildo Alves de Brito (ssp), escrevendo para Editora Paulus, adaptado para esta versão em áudio. Ouça, siga e ative as notificações para não perder nenhum episódio e compartilhe! Siga-nos também no Instagram no perfil @podcastsantododia.