Listen

Description

Ainda estamos no tempo do Natal. O Evangelho de hoje apresenta os magos do Oriente, guiados pela estrela, indo em busca de Jesus, o novo rei dos judeus. Antes de tudo, os magos procuram em Jerusalém, cidade dos poderosos. Ali a estrela deixa de brilhar, pois o recém-nascido não se encontra no palácio dos opressores. Informados pelos entendidos, os magos partem para Belém, vila dos pequeninos, e assim passam a ser iluminados novamente pela estrela. Quando Herodes e as autoridades de Jerusalém sabem disso, ficam alarmados. Percebe-se o conflito entre Jerusalém, centro do grande poder, e Belém, cidade insignificante e lugar dos pobres.

A estrela, visível somente para quem espera grande novidade, guia aqueles sábios para onde está o recém-nascido, a verdadeira luz, da qual a estrela é apenas um sinal. Essa “estrela” será a verdadeira luz das nações que se deixam orientar por ela.

Os magos podem representar os homens e mulheres de todos os tempos e lugares que procuram, caminham e perguntam onde encontrar o Rei de todos os povos. Ele pode ser encontrado, desde que nos deixemos iluminar pela “estrela de Belém”. Essa é a atitude de quem não se fecha em si mesmo, mas vai em busca; de quem participa da “Igreja em saída” – nas palavras do papa Francisco; de quem aceita o convite para ir além dos limites estreitos de certos ditames supostamente “religiosos”, superando preconceitos, intolerância e fanatismo.

Eu sou FÁBIO CHRISTIANO!, e o Santo do Dia deste domingo, 2 de janeiro, reflete sobre o Evangelho da Solenidade da Epifania do Senhor, Mt 2, 1-12, baseado nos roteiros homiléticos da revista Vida Pastoral, escrito pela Ir. Izabel Patuzzo e Pe. Nilo Luza (ssp), escrevendo para Editora Paulus, adaptado para esta versão em áudio. Ouça, siga e ative as notificações para não perder nenhum episódio e compartilhe! Siga-nos também no Instagram no perfil @PodcastSantodoDia.