O novo calendário formulado a partir de 1969 reúne em única celebração os três arcanjos que eram comemorados em dias diferentes. Este dia, seria a festa do arcanjo São Miguel, o antigo padroeiro da sinagoga e agora padroeiro universal da Igreja. São Gabriel é o anjo da Anunciação, enquanto São Rafael é invocado como guia dos que viajam.
A existência dos seres incorpóreos, que as Sagradas Escrituras chamam habitualmente de anjos, é uma verdade de fé.
Mas quem são os anjos? Eis a resposta de Santo Agostinho: Anjo é denominação de encargo, não de natureza. Se perguntares pela denominação de natureza, é um espírito; se perguntares pelo encargo, é um anjo: é espírito por aquilo que é, e é anjo por aquilo que faz.
Os anjos são, pois, servidores e mensageiros de Deus. Pelo fato que "vêm sempre a face do Pai que está no céu", como se lê no Evangelho de Mateus, eles são executores poderosos de suas palavras, obedientes ao som da sua palavra" (Salmo 103, 20).
Eu sou FÁBIO CHRISTIANO!, e o Santo do Dia desta terça-feira, 29 de setembro, fala um pouco sobre os Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael. Aperte o play, ouça, siga e ative as notificações para não perder nenhum episódio e compartilhe! Siga-nos também no Instagram no perfil @podcastsantododia.