Listen

Description

A liturgia da Palavra deste domingo propõe o perdão como tema central, apresentando clara continuidade com a do domingo passado, que tratou da correção fraterna, atitude que exige a capacidade de perdoar reciprocamente. Junto com o amor, o perdão constitui o núcleo central do ensinamento de Jesus, por isso é elemento essencial para a vida da comunidade cristã e de cada pessoa em particular. Esse tema é tratado, de modo mais explícito, na primeira leitura e no Evangelho.

O texto do Eclesiástico repudia o rancor e a vingança e ensina que o pedido de perdão a Deus só é credível se estiver acompanhado pela disposição e pela prática concreta do perdão ao próximo. Com isso, o autor praticamente antecipa o Evangelho – não apenas o trecho lido neste dia, mas também outras passagens de Mateus, como o discurso da montanha (Mt 5-7), especialmente o trecho correspondente à oração do pai-nosso (Mt 6,9-13). A segunda leitura também se alinha a esse tema, ao recordar que ninguém vive para si mesmo, mas para o Senhor. Logo, são indispensáveis a tolerância, o respeito e a aceitação das diferenças entre os membros da comunidade, para que a fraternidade seja vivida. E isso só é possível com disposição para amar e perdoar sem limites, na certeza de que todos pertencem ao Senhor.

Eu sou FÁBIO CHRISTIANO!, e o Santo do Dia deste domingo, 13 de setembro, faz uma reflexão sobre o Evangelho da Liturgia do XXIV Domingo do Tempo Comum, Mt 18, 21-35, baseado nos roteiros homiléticos da revista Vida Pastoral, escrito pelos Pes. Francisco Freire Rodrigues e Nilo Luza, ssp, adaptado para esta versão em áudio. Aperte o play, ouça, siga e ative as notificações para não perder nenhum episódio e compartilhe! Siga-nos também no Instagram no perfil @podcastsantododia.