Listen

Description

As comunidades cristãs do primeiro século esperavam a volta de Jesus. Como isso não aconteceu, provavelmente lembraram a parábola das dez jovens que ele teria contado.

Mais uma vez, uma parábola é proposta para dizer a quem se assemelha o Reino dos céus. Ele é comparado a dez moças convidadas a uma festa de casamento. Cinco delas eram prudentes, pois se preveniram com óleo, e cinco eram imprudentes, pois não o providenciaram. A diferença entre elas era o óleo que levavam ou não para alimentar as lamparinas.

O atraso do noivo pegou de surpresa as moças que não tinham reserva do óleo. Como as jovens prudentes se recusassem a partilhar, as insensatas foram em busca do azeite para suas lamparinas e, quando retornaram, deram com a porta fechada.

O tema central desta liturgia é a vigilância. Aliás, esse é o tema predominante em toda a fase conclusiva do ano litúrgico, a qual já estamos vivenciando. Sabendo que o Senhor virá, devemos nos preparar bem para recebê-lo com sabedoria e prudência. É importante, no entanto, que essa preparação não seja ocasional, até porque ninguém sabe qual será o dia ou a hora. Logo, a preparação deve fazer parte do cotidiano de todas as pessoas, e é o próprio Deus quem oferece à humanidade os meios necessários, como o dom da sabedoria, acessível em todos os momentos e em todos os lugares; a única exigência para recebê-la é o desejo de possuí-la, trazendo como primeiro fruto a prudência. Vigia bem quem tem esperança – e nós, cristãos, a temos – e não alimenta preocupações desnecessárias. Enfim, a verdadeira vigilância consiste em ser previdente, mantendo aceso o programa de vida de Jesus, expresso nas bem-aventuranças e representado nesta liturgia pelo óleo das jovens previdentes.

Eu sou FÁBIO CHRISTIANO!, e o Santo do Dia deste domingo, 8 de novembro, faz uma reflexão sobre o Evangelho da Liturgia do XXXII Domingo do Tempo Comum, Mt 25, 1-13, baseado nos roteiros homiléticos da revista Vida Pastoral, escrito pelo Pe. Francisco Cornélio Freire Rodrigues e Pe. Nilo Luza, ssp, adaptado para esta versão em áudio. Ouça, siga e ative as notificações para não perder nenhum episódio e compartilhe! Siga-nos também no Instagram no perfil @podcastsantododia.