Chegamos ao penúltimo domingo do ano litúrgico, e o tema em evidência continua a ser a vigilância, apresentada nesta liturgia como empenho e responsabilidade de viver constantemente em sintonia com a vontade de Deus, fazendo frutificar os dons que ele confiou, como ensina o Evangelho. Isso exige disposição e coragem para correr riscos pelo Reino, dedicando-se ao bem do próximo, como fez Jesus – aquele que “fez o bem por onde passou” (At 10,38) – em toda a sua vida terrena. A mulher diligente da primeira leitura é um exemplo concreto da vigilância ativa que deve caracterizar a vida dos cristãos. Ela praticamente antecipa o convite de Paulo na segunda leitura para que os cristãos vivam como filhos da luz.
A leitura tradicional da parábola dos talentos contada por Jesus como expressão do Reino de Deus nos convida a pensar em como estamos usando e fazendo frutificar os dons que Deus nos confia.
Deus confia seus dons segundo as capacidades de cada um, sem deixar ninguém de fora. Preenche todos os seres humanos com bondade, misericórdia e amor e confia que cada um use esses dons largamente, para fazê-los frutificar na própria vida. A chave, portanto, está no modo como cada um se relaciona com Deus, o senhor dos empregados da parábola. Quem imagina que Deus seja severo, com medo acaba enterrando os dons e fica sem nada. Tem medo de arriscar e imagina que agradará a Deus simplesmente devolvendo-lhe o que recebeu. O Reino, no entanto, é a fé num Deus que é bom e nos agracia com seus dons. É a coragem de arriscar, para viver relações que extrapolem a lógica do “toma lá, dá cá”. O que significa dizer que, de nossa parte, o Reino é o que oferecemos a Deus como frutos de seus dons.
Eu sou FÁBIO CHRISTIANO!, e o Santo do Dia deste domingo, 15 de novembro, faz uma reflexão sobre o Evangelho da Liturgia do XXXIII Domingo do Tempo Comum, Mt 25, 14-30, baseado nos roteiros homiléticos da revista Vida Pastoral, escrito pelo Pe. Francisco Cornélio Freire Rodrigues e Pe. Paulo Bazaglia, ssp, adaptado para esta versão em áudio. Ouça, siga e ative as notificações para não perder nenhum episódio e compartilhe! Siga-nos também no Instagram no perfil @podcastsantododia.