Listen

Description

Queridos irmãos e irmãs!

O evangelho de hoje, João 8, 31 a 42, é a continuidade do debate de Jesus com chefe da religião Judaica. Hoje, Primeiro de Abril, é o dia que tradicionalmente no Brasil as pessoas chamam do Dia da Mentira, quer dizer, quando a gente diz uma coisa que não é verdade e as pessoas dizem mas como é, isso não aconteceu? A gente diz é  Primeiro de Abril. Primero de Abril quer dizer é mentira. 
E o evangelho de hoje tem aquela palavra de Jesus “a verdade torna vocês livres”. É a verdade que fará vocês pessoas livres. Dizem que essa expressão do Evangelho está sendo usada pela extrema direita no Brasil, até pelo desgovernante que nós temos e é  pena. É pena porque é tirada do seu contexto e é citada para dizer oposto daquilo que ela quis dizer. Quando Jesus diz “a verdade vos fará livres” que verdade é essa? Não é a verdade rígida, fria do intelectualismo, não é a ciência vendida ao capital, a verdade que nos faz livres é o amor, é a compreensão do outro, é o diálogo com a gente mesmo, com os outros e com Deus. E o que Jesus está dizendo é que a fé é liberdade. Eu acho que é importante lembrar uma palavra de Dom Hélder, Dom Hélder Câmara, ele dizia quem pode dizer que é totalmente livre? Cada um de nós é condicionado, às vezes a gente se sente carente, controlados e a sociedade atual tem muitos mecanismos de controle. Às vezes a gente é condicionado e nem sabe que é.
E Jesus diz “fé  é liberdade”. Se você tem fé, se você entra no Caminho da Fé, você tem de entrar no caminho da Liberdade interior e essa liberdade interior é liberdade de amar, é a liberdade que nos faz filhos e filhas de Deus. Então é muito importante a gente ter esse projeto de vida e ao mesmo tempo colaborar, apoiar, ser irmãos e irmãs, para um projeto de uma liberdade que é de todo mundo, que é de todo cosmos. Um grande abraço para vocês, Deus abençoe e até amanhã (João 8, 31 a 42). Marcelo Barros